[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Novena, benção do Presépio e Parada de Natal em Aparecida

Em expectativa para o Natal – segunda data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, que recorda o nascimento de Jesus – o Santuário Nacional de Aparecida preparou uma programação especial, para o fim de ano em Aparecida (SP).

Durante o mês de novembro, dia 17, a Cidade do Romeiro inaugurou o evento “Natal na Cidade”, com o acendimento das luzes que compõem a decoração natalina do local, além de apresentações musicais e atividades para as crianças. Aos domingos, pela manhã, a Cidade do Romeiro contou com um atrativo a mais: o personagem Papai Noel no local para alegrar as crianças.

Parada de Natal

Em dezembro, a Parada de Natal, também na Cidade do Romeiro, ocorre aos sábados, nos dias 2, 9 e 16, sempre às 18h30. O evento conta com um desfile com personagens natalinos, participantes de Projetos Sociais do Santuário Nacional, grupos musicais e de dança. Além disso, contará com um “Presépio vivo” e a presença do personagem Papai Noel.

Benção do Presépio

A cerimônia de Benção do Presépio foi realizada no primeiro domingo do mês, 3, na missa das 18h. O presépio foi montado na parte externa da Basílica de Aparecida, no Jardim Norte, junto à iluminação temática que enfeita o espaço.

O presépio retrata o ambiente da natividade do menino Jesus, em Belém, como narrado na Bíblia. Neste ano, a Igreja celebra 800 anos de criação do Presépio, por São Francisco de Assis. Item que inspira também o tema da Novena de Natal 2023: “Na companhia dos Santos, contemplemos o Presépio”.

Novena de Natal

Todos os anos, o Santuário de Aparecida prepara um roteiro oracional para que os devotos de Nossa Senhora possam vivenciar o espírito natalino. Com reflexões às 19h, na Basílica Histórica, a Novena de Natal será celebrada de 12 a 15 e de 18 a 22 de dezembro. O momento será transmitido pela TV Aparecida e pelo Aparecida ao Vivo.

Na véspera do Natal, 24 de dezembro, a tradicional Missa do Galo ocorre às 20h, no altar Central da Basílica. Já no dia 25, solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a principal celebração ocorre às 9h, no Santuário Nacional.  Os devotos participam da eucaristia também às 6h45, 10h30, 12h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.

Para o Ano Novo, no domingo (31), a celebração de véspera ocorre às 20h, na Basílica Nova. A programação de missas ao longo do dia se dará às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, no Santuário; 9h, 15h e 19h, na Basílica Histórica.

Na segunda-feira (1º), a solene Missa de Ano Novo, em que a Igreja celebra Maria, a Santa Mãe de Deus, às 8h, no Altar Central. Neste dia, as celebrações eucarísticas ocorrem às 6h45, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.

Todas as celebrações serão transmitidas a partir do Santuário Nacional, por meio da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo e pelos canais do Santuário Nacional nas redes sociais (YouTube e Facebook).

O livreto para guiar as orações foi preparado pelos Missionários Redentoristas, em parceria com a Editora Santuário, e está disponível nas Lojas Oficiais do Santuário Nacional e na loja online a12.com/editora.

Fonte: A12.com 

Leia também:

 Natal Iluminado de Aparecida – A capital da Fé

• Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim: Natal Iluminado 2019

Santuário Nacional prepara fiéis para o Natal, com Novena.

Natal Iluminado — Aparecida

• Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim: A árvore de Natal e o Presépio enfeitam a Praça São Pedro no Vaticano.

• Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim: Natal Iluminado 2019