[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Significado dos simbolismos de Nossa Senhora Aparecida


Nossa Senhora Aparecida, é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente chamada no Brasil, país do qual é padroeira.

Ela é vestida com um manto azul todo enfeitado. Ela fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, também dia das crianças.

Compreender todos os símbolos contidos na imagem de Nossa Senhora Aparecida, é fundamental para os devotos que visitam o Santuário Nacional de Aparecida. Confira!

• Nossa Senhora da Conceição
Antes de tudo é necessário entender que a imagem da santa sob o manto é Nossa Senhora da Conceição, em estilo barroco, sendo assim uma imagem simples, devido ao estilo de confecção de imagens no estilo daquela época, porém quando se compreende a imagem de Nossa Senhora da Conceição, é possível entender toda a beleza, e complexidade deste ícone.

Sabendo desse fato, fica mais fácil entender o porquê do nome completo de nossa padroeira é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

• O manto de Nossa Senhora Aparecida
O manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida é feito em formato triangular sempre, pois seus três pontos, nos remete à santíssima trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estando sempre aberto sobre nós para nos conduzir ao caminho de Deus.

O manto de Nossa Senhora Aparecida foi ofertado a ela em 1888 pela Princesa Isabel, em sua segunda visita ao Santuário. O manto é rico em significados.

A cor azul do manto de Nossa Senhora Aparecida simboliza o céu. Os bordados em dourado que adornam o manto simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora Aparecida é Rainha do Céu e da terra.

A bandeira do Brasil bordada no manto, simboliza que ela é a Padroeira do Brasil. A bandeira do Vaticano nos lembra que a Virgem Maria é Mãe da Igreja. As bandeiras do Brasil e do Vaticano unidas, simbolizam que o Brasil é um país católico, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

• A coroa de Nossa Senhora Aparecida
A coroa remete a realeza de Maria, sendo ela rainha da Igreja e do Brasil. Juntamente com o manto, a coroa também foi ofertada a Nossa Senhora Aparecida pela Princesa Isabel, na mesma data, em 6 de novembro de 1888. A coroa nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra.

• As mãos de Nossa Senhora Aparecida
As mãos de Nossa senhora Aparecida unidas na altura do coração simbolizam a oração. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós. As mãos de Nossa Senhora Aparecida em gesto de oração nos lembram que 'quem reza se salva e que não reza se perde'.

A oração transforma vidas. E as mãos de Maria unidas na altura do coração nos falam que a oração deve ser feita 'com o coração', com sinceridade. E nos falam também que a oração cura o coração.

• A meia lua sob os pés de Nossa Senhora Aparecida
A imagem de terracota encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba em 1717 tem uma característica peculiar que a define como Nossa Senhora da Conceição: a meia lua debaixo dos pés.

Este símbolo tem dois significados profundos:
1. A lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos:
De onde vem o brilho de Nossa Senhora a resposta só pode ser uma: De Jesus, seu filho.

2. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana.

Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.

• A serpente sob os pés de Nossa Senhora Aparecida
Embora seja difícil de perceber, a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida traz também sob os pés da Virgem a imagem de uma serpente. Significa que Maria, sendo “Imaculada Conceição” (Concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus.

• Os anjos e as nuvens nos pés de Nossa Senhora Aparecida
Ainda nos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vemos uma nuvem e um anjinho barroco. Estes dois símbolos nos ensinam que a Virgem Maria está no céu, está na glória de Deus e que lá, junto de seu filho, ela intercede por nós.

Tags: