[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Felizes são os Amigos dos Idosos

Tenho muito orgulho em ver como, depois de todos esses anos, você ainda tem tanta energia e disposição para encarar tudo que lhe aparece pela frente. Você é a prova de que idade é uma questão de estado de espírito... 


Felizes
são aqueles que compreendem meus passos vacilantes, e minhas mãos que tremem.

Felizes são aqueles que discretamente olham para outro lado quando eu derramo meu café na mesa.

Felizes são aqueles que sabem que preciso me esforçar para ouvir e, muitas vezes, para apreender o que dizem.

Felizes são aqueles que sabem que meus olhos são embaçados. 

Felizes são aqueles que respeitam meu sono diurno frente à televisão ou minha insônia descontrolada.

Felizes são aqueles que percebem quando ajudar é necessário ou não, e quando necessito ser estimulado para preservar minha autoestima.

Felizes são aqueles que nunca dizem: "Você já contou esta história duas, três, quatro vezes..." e me escutam pacientemente como se fosse a primeira vez.

Felizes são aqueles que me aceitam e me respeitam como sou agora e também como fui no passado.

Felizes são aqueles que não têm preconceitos, que admiram o belo e o feio.

Felizes são aqueles que sabem como trazer de volta boas lembranças de outrora.

Felizes são aqueles que me poupam de preocupações e problemas desnecessários; vocês ainda têm tempo para muitas resoluções.

Felizes são aqueles que me cedem alguns minutos de seu atarefado dia para uma rápida conversa.

Felizes são aqueles que, mesmo apressadamente, dizem: "Olá, tudo bem?". Ou apenas para mim sorriem. Eu entendo.

Felizes são aqueles que afagam levemente meus cabelos brancos ou minha cabeça calva.

Felizes são aqueles que fitam meus olhos, tantas vezes à procura de um simples olhar amigo, quando eu, aparentemente, não mais me comunico ou pareço insensível ou "desligado".

Felizes são aqueles que percebem que eu ainda vivo, que eu ainda tenho sentimentos e emoções.

Felizes são aqueles que entendem que ainda sou capaz de compreender e sentir o amor e a rejeição, a justiça e a injustiça, a sinceridade e a falsidade, o altruísmo e o egoísmo, a alegria e a tristeza.

Felizes são aqueles que, quando eu partir, lembrarão de mim com carinho, amor e alegria. Abençoados são os amigos dos idosos!

  

Felizes são os amigos dos idosos

Autor: Desconhecido

Blog Senhora Aparecida Cuida de Mim


Tags: Idoso, mocidade, ancião, amigos, mãos, olhos, televisão, insônia.


Leia também:

• Dia Mundial dos Avós e dos Idosos