[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Aparecida terá Estátua de Aço Inoxidável maior que o Cristo Redentor

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em decisão dada no último dia 9 e divulgada em 16/03/22, revogou a decisão, permitindo a instalação de uma estátua gigante de Nossa Senhora na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

A escultura  feita pelo artista plástico Gilmar Pinna foi doada à cidade em homenagem aos 300 anos da padroeira do Brasil, em 2017.

A obra estava embargada desde 2019 por decisão judicial, após a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) entrar com uma ação alegando que, por ser o Brasil um estado laico, não poderia haver investimento de recurso público em benefício de uma religião, no caso, a católica.

O argumento da associação foi acatado pelo juízo de primeira instância, que também mandou retirar outras cinco esculturas com motivos religiosos de Pinna, instaladas em rotatórias da cidade. A prefeitura e o escultor entraram com recurso.

Ao contestar a ação, o município alegou que a economia da cidade depende do turismo, que seria incrementado com a instalação do monumento, já que a cidade abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, principal destino do turismo religioso no país.

Com o pedestal, a escultura atinge 50 metros de altura, maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Desde que foram transportadas até Aparecida e sofreram o embargo, as quatro partes da escultura, em aço inoxidável, ficaram abandonadas e sofreram depredação.

Pinna comemorou a decisão do TJSP. “Fiquei feliz com o entendimento de que se trata de uma obra de arte”, disse. Ele lamentou que, durante a pandemia, as partes da escultura sofreram vandalismo.

“Arrombaram um contêiner e furtaram o rosário de Nossa Senhora, inclusive o crucifixo, uma peça de três toneladas de aço inoxidável.” Ele espera fazer parceria com a iniciativa privada para recuperar e montar a escultura, que também sofreu pichações.

Conforme o desembargador Ponte Neto, a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e, ao permitir e investir em obras para atrair mais turistas, a economia local será fomentada, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Ele também se referiu ao valor artístico da escultura. O tribunal autorizou ainda a reposição das outras obras retiradas da cidade.

O prefeito de Aparecida disse que a decisão do TJSP reconhece que é um polo de turismo religioso e é depositária da fé do povo brasileiro por abrigar o santuário da padroeira do Brasil.

“Nós somos a capital mariana (referência à Maria, mãe de Jesus, segundo a religião católica) e recebemos até 13 milhões de peregrinos por ano. De acordo com a Constituição Federal, o poder público é laico e as administrações devem ser conduzidas com espírito laico, mas, no entendimento dos julgadores, Aparecida é diferente, pois toda a movimentação é voltada à institucionalização da padroeira, nossa mãe Aparecida”, disse.

O prefeito disse ainda que, embora a decisão do TJSP não seja definitiva, pois ainda pode haver recurso, a prefeitura pretende realizar uma parceria-público-privada para a montagem da estátua. “Já pedi ao escultor Gilmar Pinna um laudo de engenharia estrutural para que a gente possa fazer a montagem”.

A imagem será instalada em um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, no Porto Itaguassu, à margem do Rio Paraíba do Sul. É o local mais próximo do ponto em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.

A área que vai abrigar a praça com o monumento foi doada ao município. Comerciantes da cidade defendem o novo atrativo.

Sobre o furto de peças da imagem, Siqueira disse que a segurança na cidade foi reforçada. “Estamos melhorando a segurança com a instalação de cabines de monitoramento em tempo real nas praças. O projeto está em fase experimental, mas já estamos tendo resultados.”

O escultor Gilmar Pinna disse que economizou recursos e acumulou material durante 30 anos para fazer e doar a escultura de Nossa Senhora para Aparecida. Foi uma promessa e eu quis cumprir. Se fosse fazer hoje, custaria R$ 8 milhões. Só lamento que tenha sido necessário entrar com recurso no Tribunal de Justiça para que fosse reconhecida como obra de arte.”

Fonte: Pesquisa livre na internet

Tags: Aparecida, estátua, aço inoxidável, Cristo Redentor, católicos, ateusTJSP.