[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Estátua N.Sra. Aparecida maior que o Cristo Redentor


Além do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, agora conta com outra atração relacionada à Padroeira do Brasil: uma estátua de 50 metros da Santa, que é 12 metros maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

A estátua gigante de Nossa Senhora foi inaugurada com missa e festa na cidade de Aparecida, na noite do último sábado (7/10/2023), às vésperas do Dia da Padroeira, celebrado no dia 12 de outubro, e contou com a presença do autor e doador da obra, o artista plástico Gilmar Pinna, de 65 anos.

Localizada no bairro do Itaguaçu, à margem do Rio Paraíba do Sul, a três quilômetros de distância do Santuário Nacional de Aparecida, a estátua pode ser avistada a 6 km de distância, bem como da Rodovia Presidente Dutra. É o local mais próximo do ponto em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O espaço fica aberto para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita.

A escultura foi doada à cidade pelo artista Gilmar Pinna, em homenagem aos 300 anos da padroeira do Brasil, transcorridos em 2017. Segundo Pinna, o projeto ainda não está 100% finalizado e a previsão é que isso seja entregue em até dois anos.

O próximo passo será a colocação de vigas de aço com 20 metros de altura, que vão simbolizar os braços de Deus. A escultura terá ainda um mapa do Brasil de 60 toneladas.

“Ainda vamos colocar um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços de Deus. A ideia é representar que nosso país está nas mãos de Deus. Cada braço terá 19 metros e essa escultura terá, no total, 50 metros também, além de 60 toneladas”, explica Pinna.

Vale lembrar que o projeto sofreu atraso por conta de uma briga na Justiça, após uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) que tinha como alvo a imagem e outras cinco esculturas que ficam em rotatórias da cidade e trazem cenas em homenagem à Padroeira. A associação alegava que o Estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir nos monumentos, beneficiando uma religião em detrimento de outras.

Na época, ao contestar a ação, o município alegou que a economia da cidade depende do turismo, que seria incrementado com a instalação do monumento. Em março do ano passado, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura., alegando que a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e, ao permitir e investir nas obras, a prefeitura fomenta a economia local.  

Além da estátua, foi inaugurada a exposição O Caminho, a vida pública de Jesus Cristo. São 50 obras entre três e sete metros de altura distribuídas em 16 cenas.

Tags: Aparecida, Nossa senhora aparecida, Santuário nacional deaparecida, Cristo Redentor, estátua.

Leia mais:                                                                                        Aparecida terá Estátua de Aço Inoxidável maior que o Cristo Redentor.