[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Com o lema “Eu estou contigo todos os dias” (#IAMWITHYOUALWAYS), o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a ser celebrado no 4º domingo do mês de julho. Através de um vídeo especial, Francisco entra em comunhão com avós e idosos de diferentes países, inclusive do Brasil, para rezar juntos a oração oficial do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no próximo domingo, 25 de julho. 

“Dou-Vos graças, Senhor, pelo conforto da Vossa presença: mesmo na solidão sois a minha esperança e a minha confiança; desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!” — 1ª estrofe da oração 

Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o projeto: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos, o bispo mais idoso do planeta, Dom Laurant Noël, de 101 anos. 

A oração, bem como a mensagem do Papa Francisco e outros materiais pastorais para preparar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos estão sendo disponibilizados, inclusive em português, pelo site do Dicastério, @ https://bit.ly/elderly2021, onde você encontra subsídios disponíveis para preparar na sua comunidade o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no domingo, 25 de julho, e rezarem juntos a oração especial para a data, bem como a mensagem do Santo Padre onde afirma: 

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los a diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro.” 

No Vaticano, a data será celebrada com uma missa no domingo (25) a partir das 10h no horário local, 5h no Horário de Brasília, que será transmitida ao vivo pelo Vatican News – Rádio Vaticano, com comentários em português. 

Cerca de 2 mil pessoas da diocese de Roma e de associações engajadas na Pastoral da Terceira Idade vão participar da Eucaristia. Será um grande grupo formado principalmente por avós acompanhados pelos netos, mas, de modo significativo, algumas centenas de pessoas que vão sair pela primeira vez das estruturas onde moram, após mais de um ano de confinamento por causa da pandemia. 

Como lembra o Papa Francisco na mensagem especial para a data, em que aprofunda as estradas do sonho, da memória e da oração para serem empreendidas pelos idosos, rezar “é um recurso preciosíssimo: 

“A oração é um pulmão de que não se podem privar a Igreja e o mundo. Sobretudo neste tempo tão difícil para a humanidade em que estamos – todos na mesma barca – a atravessar o mar tempestuoso da pandemia, a tua intercessão pelo mundo e pela Igreja não é vã, mas indica a todos a serena confiança de um porto seguro.” 

Ao final da missa, os jovens presentes na Basílica de São Pedro vão oferecer uma flor aos idosos presentes com a mensagem do Papa Francisco: “Eu estou contigo todos os dias”, como sugere a hashtag do evento — #IAMWITHYOUALWAYS 

Esta celebração apresentada no meio da Pandemia atual do Coronavírus, que trouxe perdas, solidão e outras tribulações aos idosos, tem como objetivo tomar consciência de que o Senhor de todas as idades, está sempre conosco, especialmente nos momentos atuais de isolamento e riscos de vida. 

Para edificar o novo normal da pós-pandemia, devemos conjugar e entrelaçar três pilares: os sonhos, a memória e a oração. Deveras, o profeta Joel já anunciara no texto bíblico a seguinte promessa: “Os vossos anciãos terão sonhos e os jovens, terão visões”. Mas, os sonhos como afirmava uma sobrevivente do holocausto, Edith Bruck, estão entrelaçados com a memória, pois recordar é viver, e para viver precisamos sonhar acordados. 

Que possamos repetir com confiança e, em particular para os mais jovens, as palavras que trazem certeza e firme consolação no Deus que sempre caminha conosco: “Eu estou contigo todos os dias”. Deus seja louvado!

Fonte: 
Vatican News,laityfamilylife.va

Links em Português:

Mensagem do Papa Francisco

Oração

Indicações Pastorais

Subsídios Litúrgicos

Palavras do Papa Francisco