[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Conheça Aparecida e seus pontos turísticos


O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a principal atração do destino do turista religioso brasileiro, cujo templo recebe mais de 12,6 milhões peregrinos por ano. Inaugurada em 1980, foi totalmente reformada em 2017, podendo acomodar mais de 30 mil pessoas. 

Considerada a capital da fé que abriga o maior templo católico do país e a segunda maior igreja do mundo — menor apenas que a Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano — possui muitas atrações para os fiéis que visitam todos os anos o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, seja para alimentar a sua fé, seja para fazer pedidos, seja para agradecer as graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada nas águas do Rio Paraíba, há mais de 300 anos.

Localizada no Vale do Paraíba, às margens do rio Paraíba do Sul, tem fácil acesso, já que Aparecida fica no eixo entre as duas capitais mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro, cerca de 180 quilômetros de distância da 1ª e cerca de 260 da segunda.

Saiba mais sobre os pontos turísticos do município. Confira abaixo!

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
O templo, o maior do país, abriga a imagem de 36 centímetros de Nossa Senhora Aparecida. É também considerado o maior santuário do mundo dedicado á Maria, por onde passam cerca de 13 milhões romeiros por ano, sendo considerado um dos principais pontos de peregrinação no Brasil.

A basílica, além da imagem de Nossa Senhora Aparecida, tem ainda uma Capela das Velas, onde os fiéis rezam. Por fim de semana são tiradas até 10 toneladas de parafina do local. Na Sala das Promessas estão milhares de objetos e fotografias de devotos que relatam milagres.

BASÍLICA VELHA — MATRIZ BASÍLICA
Inaugurada em 1888, é o local que albergou a imagem original até 1982, quando ela foi trasladada definitivamente para a nova basílica. Aqui já estiveram figuras como Dom Pedro II, a Princesa Isabel e São Josemaria Escrivá (1902-1975).

Com obras iniciadas em 1845 e concluídas em 1888, a igreja recebeu do Vaticano, em 1908, o título de Basílica de Aparecida. Em 1982, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico. Hoje, as duas igrejas são ligadas pela Passarela da Fé.

PASSARELA DA FÉ
A estrutura, que tem 392 metros de extensão e chega a uma altura de 35 metros em seu ponto mais elevado, liga o Santuário Nacional de Aparecida (SP) à Basílica Velha.

O local é um tradicional ponto de peregrinação dos romeiros — muitos atravessam de joelhos para pagar promessas feitas à Nossa Senhora Aparecida. A passarela oferece ainda uma vista panorâmica do templo.

MEMORIAL DA DEVOÇÃO, CINE PADROEIRA E MUSEU DE CERA
O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, que abriga o Cine Padroeira, Museu de Cera e o Cantinho dos Devotos Mirins, espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos.

As atrações unem arte e efeitos multimídia, para levar o Romeiro a uma experiência sensorial única pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba, até os fatos mais recentes dessa trajetória, como a construção da Basílica Nacional.

No Cine Padroeira, capacitado com a mais alta tecnologia, apresenta dez projetores laser da mais alta definição os quais exibem o filme que conta a história de Nossa Senhora Aparecida, desde a aparição no Rio Paraíba até os dias atuais, em cinco telas especiais, com sistemas holográficos em 3D, mas com a atual tecnologia, a qual não precisa dos óculos conversores, produzindo a sensação dos romeiros estarem participando da história.

O Museu de Cera retrata a aparição da Santa no Rio Paraíba, e os milagres atribuídos a ela. Além disso, o espaço também destaca personalidades religiosas, políticas e famosos, como: o astronauta Marcos Pontes, Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Madre Paulina, Irmã Dulce, Ronaldo Fenômeno, o Presidente Getúlio Vargas, Princesa Isabel e muitas outras personalidades que tiveram sua vida e momentos ligados a história da Padroeira do Brasil estão no museu.

Com mais de 60 estátuas em tamanho real e vinte ambientações diferentes com vários efeitos sensoriais, como a água do Rio Paraíba, o barco dos pescadores, várias imagens da época e cenários dos dias atuais, conduz os peregrinos a  mergulhar na história.

Todas as estátuas foram produzidas em tamanho natural por ateliês especializados e retratam suas obras com realismo, todas as feições e expressões, as mãos, unhas, cabelos, tudo foi produzido em detalhes minuciosos.

Outra atração a ser destacada é o  Cantinho dos Devotos Mirins, um local com ambientação voltada para as crianças que visitam o Memorial. Trata-se de três cenários mobiliados e projetados para os pequeninos,  mas que acaba agradando os adultos também. As crianças ficam encantadas com as cores, mobílias e certamente vão querer tirar fotos e mais fotos de cada um dos cômodos.

Vale dizer que, tudo no Santuário tem uma simbologia, ou seja,  uma coisa é ligada a outra, cada parte se encaixa como um quebra cabeça. A dica, segundo os guias, é primeiro conhecer o Cine Padroeira que, por conta dos detalhes da história, fará com que o peregrino tenha um olhar diferente, ao entrar no Santuário.

CÚPULA CENTRAL
O acesso para a Cúpula Central, inaugurada em outubro de 2017,  fica no subsolo e a 72 metros acima do Altar central. A visita permite apreciar a simbologia dos seus 52 painéis, além da exposição dos 300 anos.

CAPELAS
O santuário conta com cinco capelas abertas ao público. Duas delas se localizam nas pontas dos dois braços que saem do edifício principal e formam a Esplanada João Paulo II.

A capela do Santíssimo Sacramento é uma das duas capelas localizadas no interior do edifício principal, onde está localizado o tabernáculo, que guarda a reserva eucarística,  onde dois relevos de cunho eucarístico representam o lava-pés e os discípulos de Emaús. Os mosaicos do retábulo foram um presente de João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, em 1980.

A capela de São José que também está localizada dentro do templo e à esquerda do altar central, dedicada ao esposo de Maria, onde são celebradas missas em dias de menor movimento.

A capela das velas construída na década de 1970 e reformada em 2004, é um local próprio para o acendimento de velas, para orações, pedidos e agradecimentos.  Fica do lado externo e sua decoração remete à passagem do Êxodo em que Deus aparece a Moisés na sarça ardente.

A capela do batismo foi inaugurada em 2010. Ali está a fonte batismal e a piscina onde são realizados os batismos. Também são guardadas no local três ânforas que contém os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma, abençoados na missa crismal, na Semana Santa.

A capela da ressurreição
Localizada no outro braço da colunata, é o local onde estão sepultados os bispos e arcebispos de Aparecida. A arte da capela gira em torno do tema da ressurreição.

A capela dos apóstolos, cujas paredes estão retratados os doze apóstolos, fica logo atrás do nicho da imagem de Aparecida. É por ali que se alcança a imagem, que pode também ficar voltada para o interior da capela. O seu altar é aquele que ficava no centro da basílica antes do altar definitivo e foi consagrado por João Paulo II.

Essa capela, porém, não é aberta para visitação. Apesar disso, se você reservar com antecedência um local para o seu grupo de peregrinos celebrar a missa, é possível que o encaminhem para a capela dos apóstolos.

A SALA DAS PROMESSAS
Localizada no subsolo da basílica, essa sala abriga objetos, fotos e cartas de devotos que relatam graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. O santuário recebe cerca de 19 mil itens como esses por mês.

TORRE BASÍLICA
O mirante da torre é uma atração à parte que fica no alto da Basílica. A vista do mirante é uma opção para quem não pretende conhecer o Morro do Cruzeiro. Os ingressos são vendidos na entrada e o acesso se dá por um enorme elevador que vai até o 16º andar,  a 110 metros de altura, onde a vista é 360º e cheia de informações interessantes sobre a Basílica e a região.

MIRANTE NO MORRO DO CRUZEIRO.
Do outro lado da Rodovia Presidente Dutra, esse é o local em que acontece a Via Sacra em Aparecida desde 1948. Os fiéis sobem em procissão o Morro do Cruzeiro para relembrar a Via Sacra, representada por 14 estações que relembram os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário. A procissão mais tradicional ocorre todos os anos na sexta-feira da Paixão de Cristo.

O morro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura. Em 1925 o local teve uma cruz cravada no cume e virou ponto de peregrinação. O acesso mais fácil se dá por bondinhos aéreos.

MIRANTE DA SANTA
O Mirante dedicado a Nossa Senhora foi inaugurado em dezembro de 2006 no alto de um morro em Aparecida. O monumento, em uma área particular, é fechado ao público, mas pode ser observado da rodovia Presidente Dutra.

A construção, com de 17,6 metros de altura, foi feita após a dona do terreno ter sido curada de um câncer que enfrentou em 2002. Na ocasião, o pai dela prometeu que, se a graça da cura fosse alcançada, ele construiria uma grande imagem em homenagem à Padroeira do Brasil. O autor da promessa faleceu um ano depois da cura da filha, portanto, a promessa foi cumprida por ela.

PORTO ITAGUAÇU
É o ponto do rio Paraíba do Sul em que a imagem foi encontrada. Há uma capela no local. Itaguaçu quer dizer “pedra grande” em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Aparecida. O local também é ponto de peregrinação.

O Porto Itaguaçu possui uma área de 129 mil m², com uma capela como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 1926 e um serviço de barco para passeio pelo Rio Paraíba do Sul.

TELEFÉRICO
O veículo, inaugurado em 2014, liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. De acordo com a basílica, a média é de dois mil visitantes por dia no veículo. O serviço opera com 47 cabines que comportam até seis pessoas.

O trecho percorrido pelo bondinho tem extensão aproximada de 1.170 metros, e passa sobre a Via Dutra. A altura é de 115 metros.

SEMINÁRIO BOM JESUS.
A edificação antiga, erguida em 1894, chama atenção pelo tamanho e arquitetura - inspirada no Palácio de Versalhes, na França.

O seminário da Arquidiocese de Aparecida é um belo prédio de 120 anos que abriga também a cúria da arquidiocese e serve como hotel: Pousada do Bom Jesus.

O edifício suntuoso, a 2 quilômetros da basílica, tem uma suíte de 50 metros quadrados que recebeu três papas em visitas a Aparecida: João Paulo II, Bento XVI e, o último, Papa Francisco, em 2013.

Além desta suíte, funciona como hotel e hospeda fiéis em outros 73 apartamentos. No jardim, uma estátua gigante de frei Galvão, santo brasileiro, é o cartão de visitas.

Um pouco adiante, em Cachoeira Paulista, está a sede da Canção Nova, com o Santuário do Pai das Misericórdias. Aparecida também está perto de Taubaté, onde está o Museu Monteiro Lobato, que funciona na casa em que o escritor passou a infância.  

MONUMENTOS DOS MILAGRES
Cinco monumentos instalados em rotatórias de Aparecida, produzidos em metal pelo artista Gilmar Pina, retratam os milagres atribuídos à Padroeira.

Foram retratados os milagres do escravo Zacarias, que após fuga frustrada voltava acorrentado para a fazenda. Ao rezar na capela em Aparecida, as correntes se soltaram. A estátua fica na Avenida Padroeira do Brasil no São Roque.

Também foram retratados os milagres das velas, que acenderam sozinhas aos pés da imagem; milagre da ceguinha que voltou a enxergar. Os monumentos estão respectivamente nas avenidas Padre Jorge Anão e Júlio Prestes.

As outras estátuas são do milagre do cavalo, na Praça Geraldo Bento e o milagre  da pesca, na Avenida Sólon Pereira.

Aparecida também tem fora do complexo da basílica, espaços que pertencem oficialmente ao Santuário Nacional ou não, outras atrações do complexo mariano que vale a pena conhecê-las. Confira!

MONUMENTO EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA
Localizado nos jardins do santuário, esse monumento é uma réplica daquele que foi instalado nos Jardins Vaticanos em 2016.

O CAMPANÁRIO
Projetado por Oscar Niemeyer, o campanário conta com 13 sinos, um para cada apóstolo e o maior dedicado a Maria e José.

MORRO DO PRESÉPIO
Bem perto da basílica está esse complexo com mais de 70 esculturas em tamanho natural que representam cenas do nascimento de Jesus.

CAR - CENTRO DE APOIO AO ROMEIRO (novo shopping)
O local fica no pátio bem em frente à Basílica e tem balcão de informações. É mais conhecido como Shopping de Aparecida, e tem diversas lojas e duas praças de alimentação com restaurantes e fast food, banheiros, caixas eletrônicos  24 H, Estacionamento, (3 mil vagas para automóveis e 2 mil vagas para ônibus), pontos de energia  e outros serviços para os romeiros do Santuário. 

É uma opção para almoçar e também abriga o Aquário de Aparecida. A atração tem diversos tanques de espécies de água doce e salgada, incluindo uma piscina com tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.

DICAS
• Use roupas leves e apropriadas para o local, calçado confortável, protetor solar e tenha sempre um agasalho, mesmo que esteja calor.

• As bilheterias, lojas e praça de alimentação aceitam cartões.

• O Santuário tem um hotel 4 estrelas próprio, o Rainha do Brasil, apenas 700 metros do Santuário Nacional.

• O aplicativo Santuário Play está disponível para download que possibilita uma visita interativa. Através dele o visitante aponta para imagens e experimenta a realidade aumentada.

• Existe um Serviço de Táxis no Santuário Nacional. O ponto de táxis cadastrado fica em frente ao Centro de Apoio ao Romeiro e têm preço fixo para alguns trajetos dentro e fora do Santuário.

Mais informações:
• https://www.a12.com/

Tags: