[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Papa Francisco — Mensagem para a Copa do Mundo


O Papa Francisco se pronunciou, nesta quarta-feira (23/11/22), sobre a Copa do Mundo. O Pontífice espera que o evento ajude na união dos povos de diferentes culturas do mundo, seja dos países participantes ou dos fãs do futebol mundial.

A fala de Francisco aconteceu durante a tradicional Audiência Geral que acontece na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Gostaria de enviar minhas saudações aos jogadores, torcedores e espectadores que acompanham de vários continentes a Copa do Mundo que está acontecendo no Catar. Que este importante evento seja uma ocasião de encontro e confraternização entre as nações, promovendo a fraternidade e a paz entre os povos”, disse o Santo Padre.

A escolha do Catar como sede da Copa do Mundo gerou duras críticas por suas políticas internas, restritivas às liberdades individuais, aos direitos trabalhistas e ao respeito às minorias.

Durante sua recente viagem ao Bahrein, Francisco defendeu que toda a região do Golfo Pérsico promova

"direitos e condições justas e cada vez melhores para trabalhadores, mulheres e jovens, garantindo respeito e cuidado para aqueles que sofrem maior marginalização na sociedade, como aqueles que emigraram e prisioneiros".

Recentemente, o Papa recebeu um grupo formado por cerca de 200 jogadores de futebol, familiares e amigos. Entre eles estava o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que estava em Roma para participar da Partida pela Paz no Estádio Olímpico, promovida pela Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes.

Na ocasião ele agradeceu o gesto dos futebolistas presentes.

"Agradeço a todos vocês que vêm de diferentes lugares, e lugares distantes, para jogar uma partida: uma partida, sim, mas uma partida pela paz", celebrou o Papa.

Tags: Futebol mundial, Papa Francisco, world cup 2022, Qatar.