[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

12 de outubro, Festa da Padroeira, após Pandemia

No próximo dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a tradicional celebração de fiéis voltará a ser presencial em Aparecida do Norte (SP), após 2 anos de pandemia.

A expectativa da prefeitura é que mais de 2 milhões de visitantes e romeiros cheguem à cidade para as celebrações. Os preparativos já começaram e neste início da novena há missas todas as noites até o dia 11 deste mês.

Nesta tarde, a partir das 15h30, está prevista uma carreata. A arquidiocese também está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene para serem destinados a entidades sociais. E do dia 8 ao 10 de outubro, haverá a volta do festival de música, com presenças confirmadas de Daniel, Elba Ramalho, Luiza Possi, entre outros artistas. Mais informações e a programação completa no site a12.com/santuário.

Na próxima quarta-feira, 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional celebra a Festa da Padroeira. Para melhor acolher os devotos e peregrinos da Rainha do Brasil, 7 horários de missa serão disponibilizados no Altar Central da Basílica.

O dia terá início com a alvorada festiva, às 4h50. Na sequência, às 5h, será celebrada a primeira missa da data. A segunda celebração eucarística ocorre, ainda pela manhã, às 7h.

Já às 9h, o arcebispo da arquidiocese de Aparecida, Dom Orlando Brandes, preside a Missa Solene, ou seja, principal missa do dia. Às 12h, a liturgia eucarística é dedicada, em especial, às crianças, Devotos Mirins.

Os próximos horários de missa programados no Altar Central do Santuário ocorrem às 14h, 16h30 e 19h15. Este último sendo a Celebração de Encerramento da Festa, seguida de um show pirotécnico, acompanhado do pátio externo da igreja.

Outras duas atividades estão programadas para serem realizadas na Basílica Histórica, neste dia. Às 15h será rezada a Consagração Solene à Nossa Senhora Aparecida. Já às 18h, a Procissão Solene, saindo da Basílica Histórica em direção ao Santuário Nacional, percorrerá ruas do Centro de Aparecida. A caminhada se dará após a reza do Ângelus (oração de saudação e rogo à Virgem Maria).

As celebrações da Festa da Padroeira 2022 serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo), aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

A atividade em preparação a Festa da Padroeira une lazer e devoção. O tradicional passeio ciclístico em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi retomado após a suspensão nas últimas edições da Festa da Padroeira, devido à pandemia de COVID-19. Neste ano, o evento vai acontecer na próxima segunda-feira (10) e terá início no Pátio das Palmeiras, às 9h.

A atividade está em sua 8ª edição e reúne moradores de Aparecida e região. Equipados com suas bicicletas, os ciclistas seguem a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida em um andor especial, sobre duas rodas. O trajeto passa pela Cidade do Romeiro, pelo Caminho do Rosário, segue até o Porto Itaguaçu e o encerramento é feito com o retorno à Cidade do Romeiro.

“O Passeio Ciclístico não tem o intuito de ser um evento esportivo. É um momento de lazer e também de incentivo à fé das crianças, para que participem, à sua maneira, das homenagens à Nossa Senhora Aparecida neste período festivo e tão especial para nós. Por isso, voltar a proporcionar momentos como estes para os devotos é tão significativo.”, comenta a Gerente do Núcleo de Eventos do Santuário Nacional, Aline Costa.

Para participar não é necessária inscrição prévia. No entanto, os menores de 18 anos, devem estar acompanhados de um responsável. Por isso, no dia do evento, também no Pátio das Palmeiras, haverá termos para que os responsáveis autorizem a participação dos jovens ciclistas. E para todos os participantes também haverá a distribuição de água e sorvete.




Tags: Dia 12 de outubro, Aparecida,  Festa da padroeira NSA, romeiros, ciclistas, Santuário Nacional.