[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Aparecida celebra a Semana Santa. Participe!

Estamos em um tempo de recolhimento que é a Quaresma e, ao mesmo tempo, também estamos sob a regência da pandemia da Covid-19, o que nos conduz a um momento de introspecção, oração, reflexão e revisão de vida.

Impossibilitados de fazer muitas coisas, como participar das atividades litúrgicas da Semana Santa, o Santuário de Aparecida quer ajudar a transformar a casa de cada fiel em um Santuário de Palavra, oferecendo uma programação especial para oração por meio da Rede Aparecida de Comunicação.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, estamos vivendo uma Semana Santa diferente com adaptações em razão da pandemia do Covid-19 e, mais uma vez, somos convidados a celebrar em nossa casa, junto da nossa família, já que os ritos serão simplificados e não vão contar com a presença de fiéis nas celebrações, que serão transmitidas.

Desde o último dia 15 de março, o estado de São Paulo restringiu a participação do público nas missas em todo o território paulista como forma de frear o aumento de casos do novo Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, as medidas da chamada Fase Emergencial vão vigorar pelo menos até o dia 11 de abril. Por isso, as celebrações do Semana, incluindo o Tríduo Pascal, poderão ser acompanhadas apenas pelos meios digitais.

“É diferente celebrar sem a presença dos devotos no interior da Basílica. Porém, nós temos a certeza de que milhares de pessoas nos acompanharão de suas residências pelos meios de comunicação. Elas rezam conosco de suas casas”, afirma o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Eduardo Ribeiro.

Para se adequar ao protocolo sanitário proposto pelas autoridades civis e religiosas, o Santuário Nacional de Aparecida (SP), preparou  um calendário especial para o período de 28 de março a 4 de abril. As cerimônias serão transmitidas pelas redes sociais da Basílica e pelo aplicativo Aparecida.

Esta será a única forma de participação dos fiéis no Domingo de Ramos (28), cuja cor verde dos ramos significa esperança. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. A principal missa do dia acontece às 7h30 que contará com a benção dos ramos, seguida por uma pequena procissão, composta apenas por religiosos, no interior da Basílica.

De segunda (29) a quarta-feira (31), o calendário de celebrações acontece nos horários tradicionais.

Na Quinta-feira Santa (1º), sacerdotes que pertencem ao clero da Arquidiocese de Aparecida, ou que exercem seu ministério no território arquidiocesano, renovam seus votos sacerdotais na Missa do Crisma. Durante o rito, que encerra o tempo da Quaresma, serão abençoados os óleos utilizados na administração dos sacramentos ao longo do ano.

O ponto alto da Semana Santa acontece durante o Tríduo Pascal, aberto com a Missa da Ceia do Senhor ainda na noite da quinta-feira. Assim como no ano passado, por determinação do Vaticano, o tradicional rito do lava-pés será omitido da celebração (medida adotada como forma de prevenção à Covid-19).

Na Sexta-Feira Santa (02), dia em que a Igreja convida os fiéis ao jejum e à abstinência de carne. O ritual também foi modificado em decorrência da pandemia e o tradicional beijo na cruz deve ser omitido. Além disso, uma oração especial será feita durante a cerimônia, recordando aqueles que sofrem com a pandemia.

“Costumo dizer que estamos simplesmente continuando a Semana Santa do ano passado, enquanto esse período todo foi de carregar a pesada cruz desta pandemia. É mais Nosso Senhor nos acompanhando como Cirineu do que nós propriamente acompanhando o sofrimento de Jesus Cristo”, acredita o diretor da Academia Marial de Aparecida, padre José Ulysses da Silva.

A principal celebração do ano, a Vigília Pascal, será rezada às 20h do sábado (3). Considerada a mais importante missa do ano, o ritual comemora a ressurreição de Jesus. Nela, será aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado.

As comemorações pascais seguem pelo domingo (04). Na data, estão previstas até o momento três celebrações no interior da Basílica: às 8h, 12h e 18h. Caso a presença de fiéis seja admitida nestas celebrações, o número de cerimônias deve ser ampliado.

É recomendado que cada fiel celebre com fervor e, para isso, prepare a sua casa e o seu coração para participar e acompanhar as celebrações pela TV, rádio ou internet, intensificando assim a oração com a sua família.

A SEMANA SANTA é um tempo especial. É reviver na fé o amor e a entrega total de Jesus e Maria pela humanidade.

Para auxiliar na experiência de fé que a Semana Santa pode proporcionar às famílias, clique nos itens abaixo:

DOMINGO DE RAMOS

SEGUNDA-FEIRA SANTA — celebraremos o amor misericordioso de Deus

TERÇA-FEIRA SANTA — Nossa Senhora das Dores

QUARTA-FEIRA — O Encontro Doloroso

QUINTA-FEIRA — O Senhor nos convida para sua ceia!

SEXTA-FEIRA — Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

SÁBADO — Vinde para a Luz!

DOMINGO — O Senhor ressurgiu verdadeiramente! Aleluia!

Outros links:

• https://www.a12.com/santuario/noticias/semana-santa-com-a-rede-aparecida-e-redes-sociais-do-santuario

https://www.a12.com/santuario/noticias/semana-santa-em-familia-um-roteiro-de-oracao-para-cada-dia

https://www.a12.com/santuario/eventos/semana-santa-no-santuario-

 

Fonte: Santuário Nacional


Tags: Semana Santa, Aparecida, Santuário, Páscoa, Quaresma, Domingo de Ramos