[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Basílica Velha — A Matriz Basílica de Aparecida

Chamada de Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o símbolo da Capital Mariana do País e, mesmo estando em reforma desde 2006, vale a pena conhecê-la por sua importância histórica.

Localizada no centro velho da cidade. O acesso pode ser feito pela Passarela da Fé, construída em formato de “S” com um comprimento de 389 metros, largura de 5,85 metros e altura de 70 metros. Blog Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim
Localizada no centro velho da cidade. O acesso pode ser feito pela Passarela da Fé, construída em formato de “S” com um comprimento de 389 metros, largura de 5,85 metros e altura de 70 metros.

Inaugurada em 1972, esta passarela oferece acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, e o Santuário Nacional, conhecida por Basílica Nova.

A primeira basílica ou Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi construída em 1.745 em estilo Barroco, tem em sua fachada duas torres, os sinos em órgão usados nas missas e celebrações e internamente o altar-môr e o retábulo, esculpidos em mármore de Carrara.

No Centro Velho ainda há o Morro do Cruzeiro, onde se inicia a peregrinação com as estações da Via Sacra, com 680 metros de altura, que permite excelente vista da cidade e parte da região.