[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

A árvore de Natal e o Presépio enfeitam a Praça São Pedro no Vaticano.

O valor dos símbolos natalinos foi o tema da audiência do Papa Francisco com as delegações de duas cidades italianas, Verona e Catanzaro, que doaram ao Vaticano o presépio e a árvore de Natal que enfeitam a Praça São Pedro.

O Vaticano inaugurou em 19 de dezembro o pinheiro de Natal e o presépio da Praça São Pedro e apresentou a nova iluminação da fachada e da cúpula da basílica, com lâmpadas LED de baixo consumo. O cardeal italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado de Cidade do Vaticano, expressou sua confiança em que estas decorações se transformem no "símbolo e no coração da universalidade da Igreja católica".

O presépio e a árvore, explicou Francisco, são símbolos natalinos que são um convite à unidade, à concórdia e à paz; a abrir espaço a Deus, que não vem com arrogância para impor a sua potência, mas oferece o seu amor na frágil figura de um Menino.

“O presépio e a árvore tocam o coração de todos, inclusive de quem não crê, porque fala de fraternidade, de intimidade e de amizade, chamando os homens do nosso tempo a redescobrirem a beleza da simplicidade, da compartilha e da solidariedade”.  “Sigamos Jesus, a verdadeira luz, para não nos perder e para refletir ao nosso redor luz e calor a quem atravessa momentos de dificuldade e escuridão interior”, disse o pontífice.

A árvore de Natal, proveniente de um bosque da província de Vibo Valentia, Catanzaro, no sul da Itália, é um presente ao Santo Padre como auspício de esperança por um futuro de crescimento e paz. O abete branco tem 25 metros e meio de altura, 55 centímetros de diâmetro e pesa quase 8 toneladas.

Ela foi cortada sem causar danos ao meio ambiente e transportada de helicóptero e em um caminhão-reboque até Roma em 4 de dezembro, para seguir a tradição de colocar uma árvore do Natal na Praça São Pedro que começou em 1982, durante o pontificado de João Paulo II.

Já o presépio, originário de Verona, nordeste da Itália, é inspirado na lírica. Trata-se de uma doação feita ao Papa pela Fundação “Verona pela Arena”, que representa a cenografia da obra “Elixir de amor”. O presépio é composto por cerca de vinte estátuas de argila em tamanho natural, com vestidos e acessórios resistentes às intempéries.

A iluminação da Cúpula e da fachada da Basílica de São Pedro consiste em um moderno sistema, composto de 315 lâmpadas Leds, que ressalta as estruturas arquitetônicas e as cores da obra de Michelangelo. Segundo a Acea, a empresa responsável, a iluminação é "mais bela", é "melhor para o ambiente", já que economizará 70% em comparação as luzes anteriores.

Em relação à iluminação da Basílica Vaticana, o Cardeal Angelo Comastri fez uma declaração, na qual diz: “Da Gruta de Belém parte um raio de luz, que ilumina a Cúpula de São Pedro e a fachada da Basílica Vaticana. A vida de Pedro é indissoluvelmente ligada a Jesus. Pedro veio a Roma, onde derramou seu sangue, dando à Igreja de Roma a continuidade da missão que Jesus lhe confiou: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja’.”

O cardeal italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado de Cidade do Vaticano, expressou sua confiança em que estas decorações se transformem no "símbolo e no coração da universalidade da Igreja" católica. No ato de apresentação, Bertello manifestou ainda seu desejo de que as novas luzes "iluminem os corações de todos", e que peregrinos e turistas desfrutem dessas ornamentações, que "manda uma mensagem de amor".

Conforme explicou, trata-se de um projeto que uniu "toda a Itália, de norte a sul, em Roma" e que representa" o verdadeiro espírito de união próprio do Natal", por terem participado pessoas de vários lugares do país.

Já o arcebispo de Catanzaro-Squillace (Calábria), Vincenzo Bertolone, disse que o pinheiro é "símbolo de bondade, altruísmo e amizade", e que "arranca sorriso das crianças".


A árvore de Natal e o Presépio enfeitam a Praça São Pedro no Vaticano.
Fonte: noticias.terra.com.br/mundo
Blog Nossa Senhora Aparecida Cuida de Mim


Tags:
Natal, árvore, Praça São Pedro, Vaticano, Papa Francisco, crianças, Roma
.