[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Papa enviou Rosa de Ouro ao Santuário de Aparecida pelos 300 anos.

Nesta semana, dia 9/10/2017, foi entregue ao Santuário Nacional de Aparecida a Rosa de Ouro enviada pelo Papa Francisco, como parte de uma homenagem ao jubileu dos 300 anos de devoção à padroeira do Brasil. 
 
“O Papa Francisco incumbiu-me de trazer uma Rosa de Ouro como símbolo de sua devoção à Rainha e Padroeira do Brasil e como expressão de seu carinho pelo povo brasileiro esta rosa permanecerá neste Santuário como testemunho da oração do Papa pelo progresso espiritual, moral e material do Brasil”, disse o Cardeal italiano Giovanni Battista Re, que representa o Santo Padre  nas festividades dos 300 anos do encontro da Padroeira do Brasil e foi o responsável pela entrega oficial da Rosa de Ouro em um missa, na Basílica de Aparecida.

O anúncio oficial foi realizado pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, na noite no último sábado, 7/10/2017. Diante de milhares de devotos que acompanhavam a Novena Solene no maior templo mariano do mundo, o religioso destacou a importância espiritual do presente pontifício. “A Rosa de Ouro simboliza o perfume das virtudes que nos santificam. Esperamos uma chuva de graças, de pétalas de rosas sobre o Brasil e o Santuário Nacional”, disse Brandes.

A Rosa de Ouro pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 centímetros. A pesar do pouco tamanho, o presente, quase milenar, carrega consigo uma grande história. O presente costuma ser entregue apenas uma vez por ano, com exceção deste ano, já que o papa Francisco já tinha presenteado o Santuário de Fátima com a insígnia.

A rosa de ouro é uma oferta tradicional da Santa Sé a personalidades, santuários ou cidades que prestam serviços à Igreja ou que se destacam por atos de bondade.

Essa é a terceira vez que o Santuário de Aparecida é presenteado com uma rosa de ouro. A primeira das rosas foi oferecida por Paulo VI, em 1967, por ocasião do 250º aniversário do "aparecimento" da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores, nas águas do rio Paraibuna.

A segunda rosa de ouro foi presenteada por Bento XVI, entregue ao Santuário Nacional no dia 12 de maio de 2007, por ocasião de sua visita ao Brasil durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho em Aparecida.

Essas rosas ficam expostas no Museu, localizado na torre do Santuário, e podem ser visitadas pelo público durante o ano.

Vale lembrar que o Brasil ainda tem uma outra rosa de ouro, que se encontra no Museu de Arte Sacra, do Rio de Janeiro, que foi oferecida pelo Papa Leão XIII, à princesa Isabel, pela libertação dos escravos, em 1888.


Tags: