[...] Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: BOTE FÉ e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; BOTE ESPERANÇA e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; BOTE AMOR e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. BOTE FÉ, BOTE ESPERANÇA, BOTE AMOR! [...]
—Papa Francisco, 5/07/2013, Praia de Copacabana, Brasil.

Mais de 600 mil velas iluminaram o caminho do Papa em Fátima

Mais de 600 mil velas iluminaram o caminho do papa Francisco durante sua peregrinação e oração do rosário no santuário de Fátima, em Portugal, nesta última sexta-feira, dia 12/05/2017. A 19ª viagem internacional do Papa Francisco teve como ápice a missa de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

O início da celebração foi marcado por um longo silêncio enquanto Jorge Mario Bergoglio (o Papa) rezava perante à imagem de Nossa Senhora de Fátima. Pedindo por paz, Francisco ainda fez uma meditação durante a oração do rosário católico.

"Devemos colocar a misericórdia antes do julgamento assim como o juízo de Deus será feito à luz de sua misericórdia.   Obviamente, a misericórdia de Deus não nega a justiça porque Jesus tomou para si as consequências de nossos pecados junto ao seu castigo", afirmou o líder católico à multidão de fiéis.  

Ele ainda observou que "todas as vezes que olhamos Maria, voltamos a acreditar na força da fé revolucionária, da ternura e do afeto".

"Nela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes que não precisam maltratar os outros para se sentirem importantes. Essa dinâmica de justiça e de ternura, de contemplação e de caminho para os outros é o que fez a fé dela um modelo eclesial para a evangelização", acrescentou. 
  
"Imploro para o mundo que haja concórdia entre todos os povos [porque] as guerras destroem o mundo no qual vivemos. Se seguirmos os exemplos de Jacinta e Francisco, percorreremos qualquer rota, andaremos muito longe como peregrinos, abateremos todos os muros e superaremos qualquer fronteira, saindo para todas as periferias e manifestando a justiça e a paz de Deus", disse às milhares de pessoas que acompanharam o Pontífice. 

Durante todo o percurso feito com o "papamóvel", milhares de portugueses acompanharam o Papa e o saudaram. "Venho como um profeta e mensageiro para lavar os pés de todos na mesma mesa que nos une. E como bispo vestido de branco lembro a todos que, vestidos com a pureza batismal, quero viver em Deus e recitarei os mistérios de Cristo para obter a paz", disse ainda.  

A capela onde Francisco fez suas orações e discurso foi erguida no local onde, pela primeira vez em 13 de maio de 1917, as três crianças Jacinta, Francisco e Lucia, tiveram a visão de Nossa Senhora. A Igreja Católica reconheceu o caráter "sobrenatural" das aparições já em 1930.

O discurso na pequena igreja tornou-se o primeiro discurso público porque não foram realizadas falas ao público durante o encontro entre o Papa e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, em uma sala de controle da torre de controle da base militar de Monte Real.  


Durante o voo entre Itália e Portugal, Bergoglio havia comentado com os jornalistas que esta era "uma viagem especial" porque era uma "viagem de orações, um encontro com o Senhor e a Santa Mãe de Deus".

Tags: 
Papa Francisco, Jacinta, Francisco, pastorinhos, Fátima, Portugal.